Feliz Natal, Spencer Silver!

Você sabe quem é Spencer Silver? Apenas um entre os muitos  funcionários da 3M. Em 1968, Silver foi o responsável pela criação do que deveria ser uma cola extra-forte do tipo adesivo. O invento, naquela altura, não lhe trouxe sucesso. A cola era fraca demais e, por esse motivo, o adesivo fora deixado de lado.

Anos mais tarde, Art Fry, funcionário da mesma empresa, também integrante do coral de uma igreja, precisou resolver um problema particular: manter presos os marcadores em seu livro de cânticos, já que viviam caindo durante o uso. Foi assim que, quase 10 anos depois, o projeto da cola “fraquinha” de Silver foi retomado.

O adesivo foi aplicado a um papel e, dessa forma, pôde ser fixado suavemente em outra superfície, com fácil remoção. Nascia, como muitos já sabem, o famoso ‘post-it®’ da 3M, um produto de grande sucesso em todo o mundo.

Muito curioso é observar que no site da 3M do Brasil, Spencer Silver nem sequer é citado (consulta feita em 23/12/2008, às 23h51). Art Fry, contudo, é mencionado como criador daquele tal “papel amarelo que mal gruda”. A Spencer Silver fica apenas a idéia de um realizador de um trabalho fracassado: “(…) Art Fry (…) O ponto de partida de sua invenção foi a experiência “fracassada” de outro cientista que havia pesquisado um adesivo forte, quando o resultado foi um adesivo de baixo tato (…)”.

Vale registrar, por outro lado, que os sites da 3M em outras localidades, como Argentina, França e Reino Unido, fazem menção a Spencer Silver. Infelizmente, via de regra, pessoas que colaboram para o sucesso de outros profissionais acabam sendo pouco valorizadas ou até mesmo esquecidas. Enfim, vamos deixar a reflexão de tudo isso para novas oportunidades.

E Feliz Natal a todos os “Spencers” que  lêem este blog!

Anúncios

Tags:, , , ,

About Luiz Santiago

Profissional de Comunicação Corporativa e Marketing.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: