Foco no público intermediário

Volta e meia, recebo e-mails pedindo que eu redirecione a mensagem ao departamento de TI ou de Compras, caso eu não seja a pessoa responsável diretamente pelo assunto em destaque. Como a maioria das pessoas costuma fazer, dou o encaminhamento ao e-mail com um só clique, transferindo a mensagem à lixeira. Isso nos faz ter certeza da ausência total de uma estratégia por parte do remetente. Pode até ser que ele envie milhões e milhões de mensagens e consiga um retorno dentro do esperado. Mas acaba sendo uma iniciativa pouco eficiente e que desgasta por completo seus destinatários.

Dentro desse contexto, vale relembrar o exemplo de uma ação feita ainda no 1º semestre de 2011 pela agência DDB de Estocolmo (Suécia). É uma boa ideia de como se dirigir a públicos intermediários para, então, se alcançar o público-alvo desejado. O objetivo da agência era trazer novos visitantes para a galeria Bonniers Konsthall, que exibe mostras de arte contemporânea, instalações e artes performativas.

A DDB decidiu fazer um convite muito diferente do usual, já que seria um grande desafio manter a marca de seu cliente em evidência, por buzz, e chegar diretamente às pessoas que de fato teriam interesse em conhecer a galeria. Na prática, a dinâmica consistia em enviar entradas gratuitas para centenas de pessoas dizendo que o convite para visitar a galeria não era para elas, mas que poderiam repassá-lo a um amigo ou ao amigo de um amigo que acreditassem ter interesse.

Sustentada por redes sociais, como o Facebook, as “pessoas desconvidadas” poderiam se cadastrar e receber futuros convites para repassá-los a outros interessados. Como o convite era personalizado, o seu portador necessitava apresentar documento para provar que não era ele. Parece uma desfeita para quem recebeu o convite, mas se essa pessoa realmente desejasse visitar a galeria teria de consegui-lo por um amigo. Lembra-se da estratégia do Orkut, em seu início? Algo por aí…

Com informações do site Eurobest.

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About Luiz Santiago

Profissional de Comunicação Corporativa e Marketing.

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